Com a missão de alfabetizar as crianças da comunidade, a escola inicia suas atividades em 1968, com a Professora Cremilda Rocha de Carvalho e o método de alfabetização “analítico-Fonomímico-sintético”, que trabalha as letras, através de histórias, gestos e sons.
E, atendendo às demandas educacionais vigentes e, em consonância com o respeito as diferenças, através de uma pedagogia da inclusão comprometida com a inovação e com a autonomia dos nossos alunos e alunas, o Educandário São Judas Tadeu segue, há mais de 50 anos, desenvolvendo um trabalho pedagógico inovador, dentro de uma visão Crítico Social dos Conteúdos, objetivando uma formação humana consciente e alicerçada nos valores da cidadania, voltados para a justiça, para a solidariedade e a formação humana.
O Educandário São Judas Tadeu consolida-se como principal instituição educacional da cidade de Camaragibe/PE, atuando nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Segmentos de Ensino
ENSINO INFANTIL
Em todas as etapas da educação infantil utilizamos o método “Analítico-fonomímico-sintético”, , que sistematiza as percepções a medida que a criança ouve histórias, escuta e reproduz sons relacionados com as letras e os primeiros números, imita com traços as formas das letras e números dentro das histórias e reproduzem uma mímica relacionadas com esses elementos. O resultado é a assimilação através de todos os sentidos e consequente fixação do conjunto de elementos que constituirão no final as palavras.
ENSINO FUNDAMENTAL
Do 1º ao 5º ano, a proposta pedagógica se centra na fixação de uma base conteudística e organizacional. Já no Ensino Fundamental 2, aproveitando a maior capacidade de abstração dos alunos, introduz-se de maneira veemente a “CríticaSocial dos Conteúdos” como elemento base do trabalho pedagógico. Levando sempre como base a BNCC.
ENSINO MÉDIO
Dentro do projeto político pedagógico do Educandário São Judas Tadeu, o Ensino Médio procura aprofundar e consolidar o que foi trabalhado nos níveis anteriores, buscando uma educação na qual o aluno é levado a responder a estímulos que o conduzam a sua preparação para o meio universitário e profissional.